segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Confissões de um gastrónomo - Restaurantes escandalosamente bons

Há vidas difíceis e a de um gastrónomo encartado é uma delas... Vicente Themudo de Castro elenca neste texto os melhores restaurantes por que passou nos últimos meses. Confissões e desabafos na primeira pessoa...


Um dia li esta frase: “Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe!”. Oscar Wilde, na sua sapiência escreveu a frase que melhor pode enquadrar as linhas que se seguem. Vivo a vida ofertando-me sempre que posso uma das coisas que mais me dá prazer: A experiencia de uma excelente refeição!

Pois é, nos últimos anos tive o prazer de viajar pelos vários cantos do mundo na demanda das melhores mesas, dos mais conceituados restaurantes, dos mais reputados chefes, que só uma carteira gorda ou um jornalista gastronómico têm o prazer de experimentar.

Brasil, Alemanha, China (Hong Kong), Croácia, Espanha, Inglaterra, França, EUA e ainda… bem, terá que ler para ficar a saber, mas fique a conhecer a lista dos melhores locais que visitei nos últimos meses.

Nem sempre o preço está associado a boa gastronomia. Aliás, há locais em que os produtos são tão exquisit que se paga por bife de kobe ou umas ovas de esturjão centenas de euros, e nem sempre são do nosso agrado, mas por outro lado os melhores dos melhores não são para todas as carteiras, e nem todas as carteiras passam por lá.

Começo por Espanha e por San Sebastian, a cidade do Europa com mais estrelas Michelin per capita, onde nomes como o Akelare de Pedro Subijana, Martin Berasategui do chefe com o mesmo nome, ou o Mugaritz de Andoni Luis Aduriz não envergonham ninguém. Mas para destacar um tenho de falar no mediático e ultra conceituado chefe Arzak, cuja casa que dirige foi baptizada com o seu apelido.

A sua história já remonta ao ano de 1897, quando os seus avós construíram o que outrora foi uma taberna da aldeia de Alza. Os anos passaram, e de taberna ganhou nome com casa de banquetes e festas.


Em 1966 foi o ano da viragem, quando o jovem Juan Mari terminou o curso e serviço militar e começou a trabalhar no restaurante. Desde então começou a aprendizagem, mais tarde a evolução, e em 1989 recebe a tão cobiçada terceira estrela Michelin!

Agora a sua filha Elena também se juntou à cozinha e também ela contribui para a tão merecida fama de um dos melhores restaurantes do mundo.


É difícil distinguir um prato neste restaurante, mas na minha última visita fiquei rendido aos “Mandriles de Chiprón”, umas lulas simplesmente divinais.

Arzak
Chefe Juan Mari Arzak
www.arzak.info
Avda. Alcalde Jose Elosegui, 273 20015 Donostia / San Sebastian - Espanha
+34 943 278 465 / +34 943 285 593

Elena & Juan Mari Arzak


Ainda em Espanha, andei pela fantástica região da Catalunha, perto dos Pirenéus, onde tive a oportunidade de visitar espaços como o El Bulli de Ferran Adriá, Sant Pau de Carme Ruscalleda e finalmente aquele que necessito de destacar - o El Celler Can Roca.


Não tenho pudor em dizer que este é provavelmente o restaurante mais completo do mundo!

A história teima em dar razão a uma máxima: quanto mais gerações e experiencia tem uma casa e os seus cozinheiros, mais forte é a probabilidade de serem os melhores.

Nesta casa são três irmãos que seguiram no negócio de família e o transformaram em algo único.

Os Roca, Juan na cozinha, Jordi na pastelaria e Josep como sommelier, personificam e elevam a expressão “negócio de família”.

O espaço é fantástico, uma decoração fantástica moderna, no entanto acolhedora e um palco único para as criações e sugestões Roca.


Além da fantástica refeição que aqui vai ter, não perca a oportunidade para visitar a mais extraordinária cave de vinhos que vi num restaurante.

El Celler Can Roca
Chefes Juan & Jordi Roca
www.cellercanroca.com
Can Sunyer 48 17007 Girona - Espanha
+34 972 222 157 / restaurant@cellercanroca.com

Jordi, Josep & Juan Roca


Vou saltar França onde distinguiria o L’Oxalys de Jean Sulpice , Le Chabichou de Michel Rochedy e Stéphane Buron e, finalmente, o Flocons de Sel de Emmanuel Renault, vou sobrevoar Londres onde pararia certamente no Fat Duck de Heston Blumenthal e vou directo para Bensberg perto de Colonia.


O restaurante chama-se Vendôme e fica no maravilhoso e fantástico Grande Hotel Schloss Bensberg e, apesar da sua fachada clássica, a cozinha revela-se inovadora, moderna e única sobre as talentosas mãos do chefe Wissler.


As apresentações dos pratos são exímias, sendo verdadeiros regalos ao olho, depois os aromas crescem e enchem uma sala de vontade de comer e quanto ao palato, dificilmente posso explicar a deliciosa experiencia que tive, mas certamente que nunca a esquecerei.

Vendôme
Chefe Joachim Wissler
www.schlossbensberg.com
Grandhotel Schloss Bensberg
Kadettenstraße, 51429 Bensberg, Bergisch Gladbach - Alemanha
+49 2204 420 / info@schlossbensberg.com

Joachim Wissler


Depois da Alemanha damos um salto de um pouco mais de 1000 quilómetros e acrescentamos à lista o Costes na Hungria, e curiosamente o Português é a língua mãe que se fala na cozinha, pois o seu chefe é o jovem Miguel Rocha Vieira.


Fica numa das ruas mais conhecidas de Budapeste, a Ráday utca, onde não faltam cafés, restaurantes, esplanadas e animação, mas o Costes distingue-se dos outros pela experiencia gastronómica, e depois claro, tem um português a conduzir os rumos da cozinha.


Vieiras, robalo ou foie gras são sempre apostas seguras, numa ementa que dificilmente tem algo que desilude.

Costes
Chefe Miguel Rocha Vieira
www.costes.hu
1092 Budapest, Ráday utca 5 - Hungria
+36 1 219 0696 / asztalfoglalas@costes.hu

Miguel Vieira


Ainda na Europa há locais como o Monte Mulini de Tomislav Gretic na Croácia, ou o Noma em Copenhaga, Dinamarca, recentemente aclamado como o melhor restaurante do mundo pela lista da San Pellegrino, mas vou saltar para a Ásia.

Há muito que se aclama o Japão como uma Meca de todos os géneros gastronómicos, mas foi em Hong Kong que descobri um local imperdível, não só pela história, como pela mística associada ao Hotel Mandarim Oriental e, principalmente, pela mão inspirada de Richard Ekkebus!


Este holandês tem uma máxima que só favorece a sua cozinha: “Os produtos não têm nacionalidade, só qualidade, e na minha cozinha só entram os melhores dos melhores”.



E não há nada a criticar nesta opção, pois tudo aqui é excelente.

A sazonalidade também é obrigatória e a sua equipa de 45 empregados de mesa, cozinheiros e pasteleiros fazem com que esta seja uma das mais fortes experiencias gastronómicas da Ásia.

Amber
Chefe Richard Ekkebus
www.amberhongkong.com
The Landmark Mandarin Oriental
15 Queen's Road, Central, Hong Kong
+852 2132 0066 / lmhkg-amber@mohg.com

Richard Ekkebus



Mas é claro que os nossos afilhados não foram esquecidos, e o continente americano, apesar de gigantesco e rico em oferta, é no Brasil que tem uma das melhores sugestões: o D.O.M..


Fica em São Paulo, apelidada de capital latina da gastronomia, e é chefiado pelo Alex Atala e tem a fama de ser o melhor do Brasil, da América do sul e um dos dez melhores do mundo.


D.O.M.
Chefe Alex Atala
www.domrestaurante.com.br
Rua Barão de Campanema 549 Jardins São Paulo - Brasil
+55 11 3088 0761

Alex Atala


Acabo a minha viagem gastronómica em Portugal e naquele que penso que vai se o próximo duas e provavelmente três estrelas Michelin - o restaurante Ocean em Porches, no luxuoso Vila Vita Park.


O jovem chefe Hans Neuner tem as melhores armas possíveis na batalha que é impressionar os clientes: Uma vista fantástica sobre o oceano, acesso aos melhores produtos nacionais com grande componente local e um serviço de pratos e de copos que faz inveja a qualquer dos melhores restaurantes mundiais.

E depois, o que é nacional é sempre bom e viajar cá dentro é sempre uma surpresa impressionante.

Ocean
Chefe Hans Neuner
www.vilavitaparc.com
VILA VITA Parc
Alporchinhos 8400-450 Porches, Algarve - Portugal
+ 351 282 310100 / reservas@vilavitaparc.com

Hans Neuner


Texto publicado originalmente na revista GO Magazine a 26 de Julho de 2011

Sem comentários: