quarta-feira, 30 de março de 2011

Reviver Sintra na Gastronomia

Desde os meus tempos de infância que tenho uma imagem de Sintra igual à que tenho quando entro num museu, tudo é frágil, bonito e para se absorver.

Museus, palácios, castelos, casas e até alguma doçaria, como as queijadas da Sapa, ou os travesseiros da Piriquita, que eram sempre boas razões para visitar esta vila.

Mas quando chegava a hora da refeição, fazíamos-nos à estrada, que a oferta nunca me cativou.

Durante anos foi assim até que, há sensivelmente um ano, mudei drasticamente de opinião. Os chefes João Sá e André Simões, dois jovens criativos, juntaram-se à experiência do sommelier Manuel Moreira e abraçaram o projeto gastronómico do GSpot.

Tenho que admitir que este nome dá para conjugar de forma maliciosa em vários trocadilhos, ou talvez em perguntas inconvenientes, mas felizmente que eu não fui lá para ler, mas sim para comer... e beber.

O restaurante fica na zona conhecida pela Estefânia pelos sintrenses, mesmo ao lado da Biblioteca, onde à noite podemos ver, debaixo de uma iluminação fantástica, alguns dos pratos especiais da vila: Palácio da Vila e suas grandes chaminés, o maravilhoso Palácio da Pena e o intrigante Castelo dos Mouros.

O interior, discreto e acolhedor, tem 20 cadeiras, mesas aprumadas, serviço capaz e uma boa disposição que paira no ar.

Da cozinha, pouco escondida, somos recebidos com um bom dia, boa noite ou um sincero abanar de cabeça, pois aqui não há espaço para esconder "emoções".

A ementa residente é novidade, pois aqui eram conhecidos pelos menus que mudavam semanalmente, mas nem por isso perdeu criatividade, apenas ganhou estabilidade.

Não liguei muito aos couverts, onde um cesto de pão e azeite foram servidos e concentrei-me nos substanciais.

Decidi-me pelo menu de degustação com quatro pratos apenas por €27.

Primeiro foi a surpresa do chefe, um pequeno caldo de corvina com mexilhão, bons sabores, bem temperado e as texturas do peixe adequadas, nada esponjosas ou moles, típico destes caldos.

Depois o brulée de aneto, camarão salteado e crocante de bacon, muito interessante, onde os dois crocantes, do queimado do brulée e do bacon, criaram duas formas de trincar distintas, harmonizando bem com o camarão.

Curioso o sabor do aneto combinado com um salteado.

Seguiu-se uma simpática raia corada com crosta de citrinos e soja salteada, no meu entender um pouco cozinhada de mais, mas bem conjugada com as ervilhas de wasabi e as sojas cozinhadas num belíssimo ponto.

O cachaço de porco estufado, tatin de tomate e puré de azeitona Gordal foi o vencedor da noite, bem estufado, com a carne ainda a manter as texturas e integridade, sem se desfazer ou desfiar de forma precoce.

O tomate relembrava as linhas doces, e o puré estabilizava a guarnição, resultando numa combinação apaixonante ao palato.

Mais desinteressante e desinspirada foi a sobremesa: coalhada de leite cabra com morangos, manjericão e crumble de aveia.

Muitos sabores a sobreporem-se, sem harmonizar, e a introdução do gelado tipo after eight foi totalmente desastrosa.

Sobremesa facilmente esquecida pela qualidade da confeção e produtos anteriores.

O serviço foi sempre correto, atencioso e competente, fazendo sugestões e resolvendo rapidamente as exigências.

Além do branco de colares (€4) servido em bons copos e temperatura correta e um Porto branco para entrada (€3), juntei mais três que levei para o GSpot, pagando apenas a taxa de rolha (BYOB) de €5.

Fiquei com vontade de voltar e, apesar de apenas um pequeno desaire, tenho a certeza que este é um espaço para ficar, visitar e apreciar.


Detalhes
GSpot
Alameda dos Combatentes da Grande Guerra, 12 A/B
Portela (junto à biblioteca)
2710-426 Sintra
W 09º 15' 08'' N 38º 45' 28''
+351 927 508 027
www.g-spot-gastronomia.com / geral.gspot@gmail.com
Horário: Encerra ao domingo e segunda aos jantares, Aberto todos os dias das 12h30 às 15h30 e das 19h30 às 22h30
Preço médio: €30
Tipo de Cozinha: Autor
Cartões: Todos


Texto publicado originalmente no Lifestyle do diário OJE a 30 de Março de 2011

(fotografias Fabrice Demoulin)

2 comentários:

Anónimo disse...

FINALMENTE
Não sei o que sua exce anda a fazer na vida. O g-spot tem mais de 2 anos é uma aposta mais que segura há desde o inicío. Não percebo como é que em dois anos não escreveu nada sobre este espaço. São projectos destes que devem ser apoiados por exce como o Dr.
Há um guia espanhol que dá uma estrela ao g-spot (numa escala diferente) GUIDE LUCAS

EuSouGourmet disse...

Olá Anónimo, realmente eu já tinha escrito sobre este restaurante, mas já foi há mais tempo. Infelizmente nem tudo o que escrevo vem parar ao blogue, só aquelas que tenho direitos. Gostei da primeira vez e gostei da segunda e acho um projeto muito interessante e bastante evolutivo.
Vicente