quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

O meu menu : Pelos Caminhos de Portugal

Muitas vezes, por questões de proximidade empresarial, centro-me nos restaurantes das principais avenidas e seus adjacentes, mas hoje troquei as modernas avenidas pelas ruas esconsas e mudei o posto de rádio das americanadas pelo fado.

Assim, a passear pela Sé de Lisboa, dei de caras com este menu: Chamuças de carne, legumes ou camarão; gambas à Coração da Sé; bife de atum à Madeira com milho frito; ovos enrolados com alheira de caça; bifinhos de veado com risotto de morangos; doce Moçambicano de mandioca e leite de côco.

Sentado numa das mesas corridas do restaurante Coração da Sé, estou a degustar a cozinha do chefe Jesus Barreto e a complementar a minha refeição ao som da melodia de uma guitarra.

Todas as sextas-feiras à noite a animação é muita - guitarra, viola e voz fazem o trio de fadistas que vão dar sonoridade à sua refeição.

E para que o seu almoço tenha só peso na boa dose que aqui é servida, leve a sua cópia do OJE ou o recorte do artigo e reduza o peso da conta com um desconto de 20% sobre a factura final, entre as 11h e as 15h30.

Sair da cidade do Porto e dar um pulinho a Leça da Palmeira é uma viagem que dura pouco mais de dez minutos, dependendo muito do ponto de partida, mas se for para procurar algo para comer, a dezena de minutos pode-se transformar em salivantes horas, quando nos deparamos com um menu destes: Folhados de alheira com molho agridoce; calamares; revueltos com setas e gambas; paella de marisco; bola de gelado de tangerina de Salero.

Sentado numa das mesas com vista para o mar, estou a comer uma das minhas paellas preferidas no restaurante Don Juan. Pedro Sá Pereira e o seu projecto de "tapas" e "arroceria" estão condenados ao sucesso: bons produtos, bom ambiente, colmatados com uma boa confecção.

Quando entrar não se esqueça de perder alguns segundos a olhar para a ardósia por trás do balcão e verificar quais são as "tapas" do dia, e quem sabe se não está também alguma sugestão de "arrozes" que lhe encha o olho... e estômago.

Quando lá estiver não se esqueça de apresentar a sua cópia do OJE ou recorte deste artigo, no momento em que receber a conta, e receba um desconto de 10% no valor final da factura até ao dia 15 de Fevereiro.

Para comentar este artigo ou sugerir temas contacte o autor por gourmet@live.com.pt.

Voucher

20% no valor da factura até 15 de Março
(das 11h às 15h30)
Restaurante Coração da Sé
Travessa do Almargem 4 A
1100-020 Lisboa
W 9º 7' 55.5'' N 38º 42' 33.6''
Tel. +351 218 867 248 / 961411702
coracaodase@gmail.com

10% no valor da factura até 15 Fevereiro
(excepto dia dos namorados)
Restaurante Don Juan-Taperia | Arroceria
www.donjuan.pt
Rua Helena Vieira da Silva 320
Paço da Boa Nova - 4450-329 Leça da Palmeira
W 8º 42' 44'' N 41º 11' 59''
Tel. (+351) 229 965 047
Email: geral@donjuan.pt

Texto publicado originalmente no Lifestyle do diário OJE a 1 de Fevereiro de 2011

2 comentários:

Unknown disse...

Confirmo a excelência do Restaurante Coração da Sé... que noite de fados maravilhosa. Gisela João, Helder Moutinho, Dona Luísa, etc, adoçaram-me os ouvidos enquanto comia um petiscozinho maravilhoso acompanhado de um belo tinto... ummm que noite boa.

Anónimo disse...

Fui aos fados no coração e gostei muito e eu que até nem apreciava o fado ,adorei a comida a fadista o serviço a simpatia,fiquei fã e é para continuar.
obrigada por me mostrarem que me posso sentir em casa num restaurante.