segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Solidariedade natalícia - Nunca é demais pensar neste tema

Eu Sei que foge ao tema do Blogue, mas nunca é demais pensar nestes temas!

Chega a época do Natal e os corações e as carteiras das pessoas ganham uma aura diferente, e cada vez que pensamos nas pessoas ou povos que vivem com dificuldades, ficamos tendencialmente mais emocionados.

As instituições que durante um ano viveram de mecenas esporádicos, sentem agora a necessidade de se mostrar ao mundo e falar numa das mais importantes e complexas palavras do nosso dicionário: solidariedade!

O seu significado vem, de forma simplista, explicado como forma usada para designar um sentimento, ou a união de simpatias, interesses ou propósitos entre os membros de um grupo.

Mas, na realidade, é a palavra que nos lembra que há sempre alguém pior do que nós e que, se não pensarmos nele, provavelmente será esquecido.

Por isso, é muito importante que as instituições de solidariedade social, além de trabalharem de forma isolada, façam parceiras com grandes grupos e, desta forma, possam tornar o Natal de um povo, de uma família ou de uma criança num dia melhor.

Mas nada disto funciona sem a sua ajuda e, para poder fazê-lo, aqui estão alguns dos produtos, programas e opções que precisam da sua atenção.

Falar na Unicef é uma obrigatoriedade. Esta instituição há mais de 60 anos que cumpre uma tradição que já faz parte desta quadra: a Campanha de Natal da Unicef!

Esta iniciativa pretende envolver todas as pessoas numa missão solidária, que tem como objectivo angariar fundos que irão ajudar a dar resposta às necessidades básicas das crianças mais carenciadas do mundo, através da venda de postais.

Este ano, além dos físicos, pode também optar pelos e-cards através do site www.unicef.pt/loja.

Uma forma diferente de ajudar é através do Projecto Gsolidário, que não é nada mais que um site de pesquisa que utiliza o Google como motor de busca.

Os resultados são exactamente os mesmos de uma pesquisa no Google, mas a diferença é que, ao utilizar o Gsolidário, está a ajudar a angariar dinheiro para instituições de solidariedade social como a CrescerSer, Fundação "O Século", Sol sem Fronteiras, CerciPortalegre, Misericórdia de Trofa, entre dezenas mais. E para o fazer, basta trocar de Google para www.gsolidario.org.

A LR - Health & Beauty Systems criou um fundo que se chama LR Global KIDS FUND, que apoia Instituições de Solidariedade Social para Crianças! Ou seja, na compra de artigos desta instituição, há uma percentagem que reverte para as crianças, bem como acumulam a doação de artigos: roupas, sapatos, brinquedos, etc.

A LR também convida as pessoas a juntarem-se à causa em regime de voluntariado e aliarem-se às suas benfeitorias: www.lrworld.com ou www.lr-global-kids-fund.com.

A Fundação Make-A-Wish Portugal e a Häagen-Dazs uniram-se numa campanha que pretende proporcionar um feliz Natal a crianças e jovens com problemas graves de saúde, ajudando-os na concretização dos seus desejos.

Ou seja, cada vez que adoçar a sua boca com uma das "receitas solidárias" da Häagen-Dazs , está a contribuir com 10% da sua compra na causa. A campanha "partilhe a felicidade" vai estar em vigor até ao dia 10 de Janeiro de 2011.

Para proporcionar uma tarde diferente aos lisboetas, no próximo dia 11 de Dezembro, a partir das 16 horas, vai nevar na Rua Castilho, com os lojistas aderentes a promoverem actividades tão diversas, como cocktails, música ao vivo, DJ, sessões de maquilhagem, champanhe, scones e Bolo-Rei.

A iniciativa, que pretende dinamizar o centro da cidade e o comércio de rua, assume também uma vertente solidária e este ano apoia a Associação Ajuda de Berço, através da venda de chapéus-de-chuva Castilho Fashion Street, nas lojas aderentes, durante o período de Natal, cujo valor de 12 € reverte, na íntegra, para esta instituição. Além disso, os lojistas vão contribuir com uma percentagem das vendas, no dia do evento, para aquela instituição.

Mais a Norte, a Cerealis realiza uma acção de responsabilidade social, no dia 10 de Dezembro, entre as 9 e as 18 horas, na Estação de Metro da Trindade (Porto).

"Alegria com Aletria", é assim que se chama a acção liderada pelo grupo de directores da Cerealis, que visa promover o espírito de solidariedade associado à época natalícia, convidando toda a população a participar na recolha de donativos para a Liga Portuguesa Contra o Cancro.

E, de forma a ficar para sempre marcada na memória de todos os que participarem neste momento, a "Alegria com Aletria" vai estabelecer um novo recorde mundial, confeccionando a maior aletria doce do mundo, entrando, desta forma, para o Guinness Book of Records.

A Milaneza dinamiza esta acção, contando com o apoio do Metro do Porto, do Porto Lazer, da Deloitte, do Banco BPI, da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), da Makro, das Balanças Marques, R2, entre outros. Qualquer cidadão individual ou entidade podem participar através de donativo no dia do evento, de transferência bancária para a conta 0010 0000 45657440001 84 ou fazendo chamada telefónica para o número 760 100 800.

Ainda para este Natal, mas não só, até porque as ajudas são sempre bem vindas todo o ano e não apenas nesta época, a Coolgift lançou o primeiro pack-oferta de solidariedade social: o Coolgift Prenda Solidária. Sob o lema "dar a quem mais precisa", este pack, que está associado à fundação INATEL, pretende que a pessoa que recebe esta prenda possa escolher atribuir um donativo a uma das 30 instituições beneficiárias que aderiram a este projecto.

À semelhança dos pack-prenda comercializados pela Sítios, o Coolgift Prenda Solidária consiste num voucher com um valor facial em euros (que pode ser de 25€, 50€ ou 90€), que se destina a ser enviado a uma das 30 instituições de carácter não lucrativo e utilidade pública que integram o pack. Ao receber o voucher, essa instituição ficará com o direito a receber um valor monetário que corresponderá, pelo menos, a 85% do valor facial do Coolgift Prenda Solidária.

Como vê, sugestões para dar um Natal melhor a quem precisa não lhe faltam. Seja solidário.

Texto publicado originalmente no Lifestyle do diário OJE a 6 de Dezembro de 2010

Sem comentários: