quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Gourmand World Cookbook Awards 2010

20 Chefes do Ano, País Basco – A Origem da Modernidade da Cozinha Moderna e Transmontanices – Causas de Comer, três livros publicados pelas Edições do Gosto em 2010, vão marcar presença nos Gourmand World Cookbook Awards de 2010, sendo os vencedores portugueses nas categorias de “Melhor Fotografia”, “Melhor Livro Estrangeiro” e “Melhor Ilustração”, respectivamente.

“É a confirmação de um grande objectivo. Nós trabalhamos para deixar marcas que perdurem - nisso os livros serão porventura a nossa melhor ferramenta", afirma Graça Gonçalves, directora de comunicação das Edições do Gosto.

20 Chefes do Ano

Fotografia de Humberto Mouco, agora premiada, trata-se de uma obra que assinala vinte edições do maior concurso de cozinha português, o Chefe Cozinheiro do Ano, passando em revista todos os vencedores, suas receitas e restantes premiados.

Livro comemorativo, incide ainda sobre a história, filosofia e objectivos do concurso, homenageando jurados, participantes e patrocinadores que o tornaram possível ao longo de 20 anos.

País Basco – A Origem da Modernidade da Cozinha Espanhola

Autoria da jornalista Elena Fernandes e com fotografia de Humberto Mouco distinguido na categoria de “Melhor Livro Estrangeiro”, é uma edição bilingue (português e espanhol) que celebra o movimento da Nova Cozinha Basca, responsável pela introdução das correntes internacionais em Espanha.

Os maiores chefes da cozinha basca, como Juan Mari Arzak e Pedro Subijana, reúnem-se dando o seu testemunho através de entrevistas aprofundadas sobre esta “revolução gastronómica”.

Transmontanices – Causas de Comer

Do reconhecido gastrónomo Virgílio Gomes, é por sua vez um livro constituído por textos que descrevem a gastronomia transmontana. Com desenhos de Graça Morais, componente premiada pelos Gourmand World Cookbook Awards, e prefácio de Inês Pedrosa, a obra transmite a cultura gastronómica do autor, influenciada pelo facto de ter nascido e vivido na região de Trás-os-Montes.

Vencedores para Portugal, os três livros vão agora competir contra vencedores na mesma categoria de outros países para ser “O Melhor do Mundo”. Os resultados serão anunciados a 3 de Março de 2011, na cerimónia anual de entrega de prémios, a ter lugar no Le 104, o novo Centro Artístico da Cidade de Paris. Esse é também o primeiro dia da Paris Cookbook Fair, no mesmo local.

P.R. - Edições do Gosto

Sem comentários: