domingo, 26 de setembro de 2010

Restaurant Week anima Lisboa

Hoje prescindi do meu menu para poder anunciar, não os dois restaurantes do costume, mas sim 52.

Começa já amanhã a edição de 2010 do Lisbon Restaurant Week, agora com 52 restaurantes de todos os tipos e estilos, um aumento fantástico de opções gastronómicas e sempre com o preço do costume: 20€.

O conceito mantém-se inalterável: uma entrada, um prato principal e uma sobremesa, uma ou mais opções por cada prato e, no fim, o preço é sempre o mesmo.

Claro que as bebidas são à parte, mas não será certamente por uns míseros euros que as pessoas vão deixar passar esta oportunidade de degustar e conhecer alguns dos mais prestigiados espaços e conceituados chefes em Portugal.

E porque a vertente social não foi esquecida, por cada refeição é doado um euro às instituições de solidariedade social.

À Associação Mulheres de Vermelho, pelo seu esforço na prevenção das doenças do coração nas mulheres, e ao Jardim Zoológico de Lisboa, ao abrigo do Ano Internacional da Biodiversidade, que se comemora este ano.

Por isso, além de poder degustar uma das centenas de opções que a edição deste ano propõe, está a contribuir positivamente para uma causa social de valor.

Os menus podem ser encontrados em restaurantes como o Eleven, Mezzaluna, Chiado Unique, Assinatura, Vela Latina, Flores, Panorama, Clara Jardim, L´Appart, Il Gattopardo, Arola, Ad Lib, Quinta dos Frades, Gemelli, Kais, Bistro 100 Maneiras, XL, entre muitos outros.

Para Henrique Mouro, Chefe de cozinha e proprietário do restaurante Assinatura, "A vertente social é importante e foi logo um ponto de respeito à acção. É também uma forma de participar numa actividade que anima e dá visibilidade à restauração em Lisboa.

Garantidamente que não é por uma questão financeira, pois o orçamento é limitativo em relação à qualidade dos produtos por nós escolhidos."

Já Fernando Maia, do Lapa Olissipo Hotel, explica, "esta é uma forma mediática de dar a conhecer o restaurante. O impacto é positivo, visto que o objectivo é divulgar a gastronomia portuguesa e dar a conhecer as suas técnicas a um público mais alargado, naquele que não é tradicionalmente o público alvo do hotel. Esperamos assim que as pessoas apareçam e que fiquem a conhecer um pouco mais do nosso restaurante."

José Borralho organizador do evento confessa: "Muito mais restaurantes! Este ano são 52 restaurantes no qual se incluem muitos espaços que nunca participavam e agora vêem o potencial e não hesitaram em aderir ao conceito. Uma das novidades de 2010 é o apoio do azeite Oliveira da Serra como patrocinador oficial, aliás grande parte das refeições vão ser confeccionadas com a inclusão deste nobre produto. Este ano espero também um aumento exponencial do número de refeições e consolidando cada vez mais a solidez desta iniciativa."

O meu conselho é que se despache a marcar a sua mesa através dos números das reservas disponibilizado no site www.lisboa-restaurantweek.com, pois ainda não começaram a servir e a correria das marcações já começou há uma semana.

Para comentar este artigo ou sugerir temas contacte o autor por gourmet@live.com.pt.

Texto publicado originalmente no Lifestyle do diário OJE a 21 de Setembro de 2010

1 comentário:

Angelica disse...

Eu amo os restaurantes porque eu sou uma fã de boa comida! Quando estou viajando a qualquer país do mundo, eu gosto de todos os restaurantes nas cidades que visito. Mas os que eu gosto são os restaurantes em jardins !