quarta-feira, 5 de maio de 2010

Festival Gastronómico no Alentejo

OJE - Lifestyle - 2010.05.05

Teve início em Évora, na passada segunda-feira dia 3 de Maio, a primeira edição do Alentejo Gastronomias Mediterrânicas – Festival Internacional.

Este evento, que tem como principal missão a valorização turística do Alentejo, irá durar até ao fim da semana, terminando no domingo dia 9.

A organização está a cargo do Turismo do Alentejo, ERT, em parceria com o Turismo de Portugal, I.P. e a Confraria Gastronómica do Alentejo, contando ainda com o apoio da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana e da Câmara Municipal de Évora, sendo a produção realizada pela Essência do Vinho.

Este festival tem como missão factores generalistas, como valorizar a gastronomia e potenciar os produtos tradicionais da dieta alimentar do Mediterrâneo, bem como enquadrar a riqueza gastronómica e cultural do Mediterrâneo na região do Alentejo.

Outros pontos mais específicos para a região do Alentejo também serão abordados, como por exemplo: afirmar o Alentejo como grande destino de turismo de gastronomia e vinhos; reforço do trabalho desenvolvido para a melhoria do produto gastronomia e vinhos no Alentejo, em articulação com os agentes do sector; o Alentejo enquanto região propulsora da gastronomia mediterrânica.

Para se realizarem todos estes objectivos foi apresentado um programa muito arrojado e diversificado, não só nas acções propostas como no público-alvo. O primeiro foi reservado para a Conferência Internacional “Gastronomia Mediterrânica: um tesouro de gerações”, que além de ter tido salas cheias, revelando-se um sucesso, contou com as presenças do Ministro da Agriculta, o Secretário de Estado do Turismo, o Presidente do Turismo de Portugal, o Presidente do Turismo do Alentejo e o Presidente da Câmara Municipal de Évora.

Os dias 5,6,7 serão preenchidos por alguns workshops e conversas temáticas, onde se destaca o workshop em que o tema é “Dieta Mediterrânica e Gastronomia do Alentejo”, e a sua realização está marcada para terça-feira, dia 4, no auditório da CCDRA às 10h.

Durante os dias 7 e 8 de Maio, no jardim público de Évora, poderá assistir das 17h às 23h aos show cookings dos chefes Ljubomir Stanisic, Benoît Sinthon, Hernâni Ermida, Pedro Lemos e outros; às cozinhas com degustação dos chefes Augusto Gemelli, Vítor Sobral, José Júlio Vintém, Albano Lourenço, Álvaro Costa, Luís Américo, Leonel Pereira entre outros; e finalmente às aulas de culinária, também elas realizadas por diversos chefes.

Ainda entre os dias 5 e 9 de Maio poderá ir a um dos 40 restaurantes que aderiram à Semana das Comidas do Azeite, e criaram pratos à base de azeite, celebrando uma das bandeiras do país e da região.

A admissão é gratuita para quase todos os eventos, excluindo-se a Festa das Gastronomias Mediterrânicas e Cozinha com Degustação - €3, e os Jantares com os Chefes cujo preço é fixado pelos hotéis onde se realizaram os repastos.

Para mais informações e programa detalhado consulte o site www.alentejodasgastronomiasmediterranicas.com

Jantares com os Chefes
5 de Maio | chefe Augusto Gemelli | Pousada dos Lóios | Évora | 20h30
Reservas: Nuno Guégués
Largo Conde Vila Flor 7000-804 Évora
T. +351 266 707 248 | F. +351 266 730 070
recepcao.loios@pousadas.pt | www.pousada-dos-loios.com

6 de Maio | chefe Vítor Claro | Hotel D. Fernando | Évora | 20h30
Reservas: Fátima Vicente
Avenida Dr. Barahona, 2 7000-150 Évora
T. +351 266 737 990 | F. +351 266 737 999
hoteldomfernando@grupofbarata.com | www.grupofbarata.com

Texto publicado originalmente no Lifestyle do diário OJE a 5 de Maio de 2010

Sem comentários: