terça-feira, 23 de março de 2010

Primeiro concurso culinário 100% feminino

OJE - Lifestyle - 2010.03.18

Começou na passada segunda-feira dia 15, em Val d’Isere - França, o primeiro concurso totalmente feminino, vocacionado para os novos talentos da cozinha internacional: Pistes Gourmandes.

Logo à partida as diferenças deste concurso são únicas e muito interessantes, durante dois dias oito candidatas profissionais e oito candidatas amadoras vão apresentar as suas criações aos melhores chefes, jornalistas e altas figuras da gastronomia internacional.

De Portugal, a representação é feita pelo chef Chakall, que juntamente com os Chefes Guy Martin (3 estrelas michelin), Yves Thuriès (Meilleur Ouvrier de France), Alain Alexanian (Consultor dos mais reputados restaurantes em frança), Gilles Choukroun (MBC - Paris), Patrick Chevallot, Jérôme Labrousse, Michel Langot, Philippe Hardy, Régis Cimes, Xavier Mathieu, Jacques Pourcel, Michel Roth e outras individualidades, constituem o júrida prova.

Para todas as candidatas há regras muito interessantes, pois os produtos de época e o uso de pregado são obrigatórios para todas as candidatas, produtos biológicos e cozinha sustentável são outros pontos a ter em conta. Assim podem mostrar as diferentes visões que pode haver entre as cozinheiras, bem como a diferença de visão entre uma amadora e uma profissional.

Para Alain Alexanian este concurso é a nova visão culinária porque dá uma visão dos novos talentos, uma abordagem diferente dos mesmos produtos usando diferentes técnicas e níveis de conhecimentos, e revela o conhecimento da simplicidade.

Para uma das candidatas amadoras "É uma oportunidade única de cozinhar para os melhores chefes do mundo, saber que o meu prato foi provado e avaliado pelo Guy Martin e Jaqques Pourcel. Para mim é o auge da minha vida culinária.”

Nesta passerelle de estrelas Michelin encontrei-me com o Chef Chakall, que além de fazer parte do júri do concurso, teve tempo para fazer um show cooking nas ruas de Val d’Isere, que por sinal foi muito concorrido, animado e apreciado.

Em privado confessa que os concursos e este tipo de eventos não são bem o seu estilo, mas como é um concurso 100% feminino e a sua grande orientação para a cozinha é a sua Mão, ajeitou logo o convite.

Quanto à sua apresentação de show cooking, e apesar de ser o primeiro e de enfrentar todas as dificuldades, como por exemplo, faltarem peças, não saber onde estão as coisas, o sucesso foi tanto que já está agendado um novo para esta quinta-feira.

Termino com as palavras do Chef Xavier Mathieu (1 estrela Michelin), “É um concurso 100% feminino, em que se nota em todas as criações e apresentações, o cunho que uma mulher pode dar à cozinha, pois a visão feminina de um prato é extremamente apaixonante e cativante”.

Para mais informações ver www.cookandcom.com ou www.valdisere.com.

Para comentar este artigo ou sugerir temas contacte o autor por gourmet@live.com.pt.

Texto publicado originalmente no Lifestyle do diário OJE a 18 de Março de 2010

2 comentários:

maloud disse...

Ontem também foi publicado este post sobre o mesmo festival
http://www.mercotte.fr/2010/03/23/pistes-gourmandes-et-la-cuillere-dor-sous-le-soleil-de-val-disere-une-belle-reussite/
E também ontem reservei um jantar no restaurante Moiras Encantadas, apesar de só hoje dar com ele aqui.

EuSouGourmet disse...

Olá Maloud, fica aqui uma boa oportunidade de seguir melhor o meu blogue, e as minhas consecutivas viagens a restaurantes por este mundo fora.