terça-feira, 23 de março de 2010

Les Gets – As Portas do Sol

OJE - Lifestyle - 2010.03.22

A menos de uma hora de carro do aeroporto de Genebra, e de camioneta acrescente mais alguns minutos (www.altibis.com), chega à pequena mas encantadora vila de Les Gets.

São pouco mais de 1.500 habitantes, um hotel de 4 estrelas (www.hotel-marmotte.com), 7 hotéis de 3 estrelas, e mais alguns de 2 estrelas, onde se acrescentam alguns apartamentos e residências. Todos eles são de dimensões muito aceitáveis, sendo alguns mesmo muito espaçosos, ideais para umas férias em família, mesmo que seja uma daquelas que têm a máxima redução no IRS.

Posso dizer que esta é uma estação muito virada para a família, e apesar dos centos de camas que têm disponíveis, podemos andar nas ruas sem ter que andar aos encontrões com outras pessoas.

O comércio é uma das suas principais atracções, pois nesta pequena vila, cheia de gente simpática, vamos encontrar uma interessante senhora que se chama Isabelle Asselin faz uns chocolates divinais e a loja chama-se Le Chalet du Chocolat; o talho e salsicharia (Boucherie) da família Rossin; um local para beber uma cerveja produzida “in loco” - Le Pub Irlandais, e dezenas de outros espaços interessantes e para todos os gostos.

Muitas linhas já estão escritas e eu esqueci-me de algo importantíssimo: as pistas que rodeiam Les Gets estão incluídas no domínio “Portes de Soleil”, o maior do mundo! São mais de 650km de pistas e outras centenas de fora de pista para skiar, que partilham com a cidade vizinha - Morzine, a cidade fantasma no verão - Arvoriaz, e com os seus simpáticos vizinhos - os Suíços.

Voltando aos hotéis, é impossível falar desta vila sem mencionar o típico Le Labrador *** (www.labrador-hotel.com), apenas com 23 quartos e com um estilo incontornável de montanha, que tem um serviço simpático em que, apesar da categoria, somos recebidos como se estivéssemos num 5 estrelas.

E a adicionar a este precioso detalhe vai encontrar o restaurante Le Saint Laurent que, além de eu ter achado maravilhoso e com uma cozinha tipicamente da Savoie, a conceituada revista de gastronomia francesa Gault et Millau já o recomenda há mais de uma década.

Ainda nos restaurantes é imprescindível falar no La Fruitière des Perrières (www.fruitiere-lesgets.com), e das suas racletes e fondues (no meu caso aconselho a de Mont D’Or), cujos queijos são feitos mesmo na porta ao lado pelo talentoso Miti.

É isso mesmo, está a ler correctamente, o homem que faz os queijos é japonês. Curioso não?

Nas montanhas a alta altitude há uma família que se adaptou a estes ares, e tem 3 gerações a trabalhar num maravilhoso restaurante com uma vista singular e única para a cordilheira dos Alpes: La Grande Ourse, no Monte Cherie. Mesmo que não vá lá para almoçar, vá para se maravilhar com a vista.

Já na cidade, e mesmo no centro, tem o restaurante L'Outa, gerido por uma senhora que adora faiança portuguesa, o que lhe dá uns pontos extra, e acumulando a esse facto a decoração é acolhedora e a comida de grande qualidade.

Se não está com muita vontade de ir fazer ski, deve sem dúvida ir visitar o Museu de Música Mecânica (www.musicmecalesgets.com), uma das maiores colecções da Europa, se não a maior, e divertir-se ao som das pequenas caixas de música, ou das gigantescas orquestras mecânicas. É realmente uma visita imprescindível.

Um passeio muito interessante é o de raquetes sobre as montanhas - são várias as lojas e as opções que pode ter para a sua visita, mas se gosta do verdadeiro contacto com a natureza e os seus animais, este é concerteza um programa que não deve perder, e ver as marmotas, as camurças, o muflão e outros no seu habitat natural.

A começar a ficar moda está a experiência do Ski joering, que não é nada mais, nada menos do que fazer ski puxado por cavalos. Ao princípio parece difícil controlar o cavalo, mas ao fim de 5 minutos tudo parece natural e fácil, a dificuldade aumenta quando se passa de um para dois cavalos.

Como as montanhas aqui até são altas e com algum espaço para manobras radicais, a opção de Paragliding – saltar de pára-quedas da montanha (www.skiplus-lesgets.com) é muito popular e bastante divertida. Mais uma vez parece difícil ao início, mas depois de se perceber como é que se controla o pára-quedas e o vento, é bastante radical e engraçado.

Mas, como já tinha referido anteriormente, esta estância está vocacionada para a família, e como tal tem um número bastante elevado de actividades para crianças.

Apesar de estar um pouco longe da infância, dei uma volta pela pista dos índios, cheia de bonecos, pequenos slalons, e outras dificuldades bastante cómicas e recreativas, e no fim acabam todos na tenda a fazerem pinturas de índios e cowboys.

E por experiência própria, posso afirmar que as tintas saem facilmente com um banho.
Férias para a família em que a experiência e as actividades são para todos, até para aqueles que não fazem ski.

Voltarei lá, mas acompanhado de mulher e crianças!

Para comentar este artigo ou sugerir temas contacte o autor por gourmet@live.com.pt.

Notas
Tourism Office of Les Gets
B.P. 27 - F-74260 Les Gets
Tél : +33(0)4 50 75 80 80
Fax : +33(0)4 50 79 76 90
www.lesgets.com
E-mail : lesgets@lesgets.com

Texto publicado originalmente no Lifestyle do diário OJE a 22 de Março de 2010

Sem comentários: