quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Megève com vista para o Mont Blanc

OJE - Lifestyle - 2010.01.21

Que os Alpes franceses são um dos melhores destinos de neve do mundo ninguém duvida e certamente confirma a minha opinião, mas o problema é que são tantas as estâncias que podemos escolher que se torna difícil a selecção do melhor destino.

Um dos pontos de honra na escolha é o número de pistas disponíveis e quantos quilómetros há para fazer ski.

O local que escolhi para dar a conhecer fica apenas a 70 km e pouco mais de uma hora de Geneve, tem o selo de "Best of the Alps", 81 restaurantes dos quais 37 são a alta altitude, um campo de golfe de 18 buracos e 445 km de área para esquiar.

Pois estou a falar de Megève, um dos destinos mais bonitos e acolhedores dos Alpes franceses.

É muito mais do que um simples resort de Inverno, é um destino que está preparado para as quatros estações do ano, mas por agora vou tentar focalizar na época e na razão pela qual as pessoas procuram esta simpática vila da montanha: O Inverno e as férias na neve.

O estilo da vila é muito particular, pois o bom gosto e o luxo pairam no ar e apesar de ser conotada como um dos destinos mais caros de França, é de facto até bastante acessível, pois os preços podem começar nos 500€ por pessoa, uma semana, incluindo viagem até onde a nossa imaginação e exigência pensar.

Hotéis ou chalets para todos os gostos e carteiras não faltam, desde o discreto aparthotel Le Grand Panoram e sem grandes pretensões ou o charmoso La Mamège mesmo no centro da vila.

Mas, se procura algo mais sofisticado e luxuoso, afaste-se um pouco da vila e aproxime-se mais do topo da montanha e vá para o Alpaga.

Não será certamente barato, mas tem a garantia de um serviço de luxo, de uma gastronomia de alta qualidade e uma vista de sonho sobre o Mont Blanc.

Para a gastronomia, um dos locais a não perder é o hotel e chalet Flocons de Sel, que apresenta a alta cozinha do multi galardoado chef Emmanuel Renault.

As duas estrelas Michelin são mais do que uma garantia de que este local não vai certamente decepcionar ninguém.

Quarenta e três pistas verdes, 64 azuis, 80 vermelhas e 39 pretas que se estendem por zonas como o Le Mont d'Arbois, La Princesse, Le Jaillet, Rochebrunee e La cote 2000.


Várias descidas entre pinheiros, montanhas, glaciares onde podemos sempre ver Megève ao fundo. O cenário assemelha-se muito à imagem que tenho do presépio e do caminho percorrido pelos Reis Magos.

Voltando de novo às actividades, há algumas que deveriam ser obrigatórias. A primeira é o passeio de meia hora sobre o topo das montanhas onde podemos observar o Mont Blanc apenas a poucos metros de distância.

O passeio de balão também é uma experiência magnífica.

Em ambas ficamos com uma ideia bastante perceptível de toda a estância e vila, e uma imagem que ficará para sempre no nosso coração.

Jogar golfe na neve também é bastante interessante, mas para este aconselho que seja num dia de sol, caso contrário é realmente difícil e um pouco frio para se poder concentrar completamente.

O paintball na neve também é divertido e bastante diferente, pois o cenário de neve aliado aos fatos macaco brancos torna o jogo mais difícil, logo mais divertido.

O fim da tarde é tempo para visitar as lojas que são muitas e boas: a Façonnable é um destino obrigatório ou não fosse a loja da terra.

O centro da vila é uma verdadeira passerelle de vários estilistas franceses, e se a sua carteira estiver preparada, pode descobrir por aqui muitas peças que certamente ninguém irá ter igual.

É um destino completo onde o ski é uma das dezenas de actividades que poderá encontrar num local que depois de visitado, nunca mais poderá ser apagado das nossas memórias.

Texto publicado originalmente no Lifestyle do diário OJE a 21 de Janeiro de 2010

Sem comentários: