quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Vinhos do Alentejo arrecadam galardões na VINIPAX

Os Vinhos Alentejanos estiveram em destaque na segunda edição VINIPAX – Vinhos e Sensações do Sul - arrecadando os prémios de “Melhor Vinho Branco” e “Melhor Vinho Tinto”. No evento, que decorreu de 24 a 26 de Outubro, onde estiveram presentes um total de 100 produtores em mostra.

Um júri internacional constituído por 15 personalidades internacionais da FIJEV, Federação Internacional de Jornalistas e Escritores de Vinho e presidido por Aníbal Coutinho elegeu o vinho Regional Alentejano Ervideira, Antão Vaz 2008, como o melhor Branco em prova, tendo ainda o Quetzal 2008 e o Dona Maria Amantis 2008 ficado classificados entre os seis melhores brancos do certame. Quanto aos tintos os galardões também ficaram no Alentejo. Mouchão 2005 vinho Regional Alentejano, Grande Rocim 2007 e Malhadinha 2007, arrecadaram respectivamente o primeiro, segundo e terceiro prémio. O Herdade de S. Miguel, Private Collection 2007 foi também nomeado entre os seis melhores tintos.

O programa do certame propunha a participação em provas de vinhos, acções gastronómicas e um debate sobre o tema do enoturismo sustentável.

A feira teve como objectivo divulgar os novos vinhos e projectos vínicos na região sul, aproximando produtores e consumidores, e contribuindo para um aumento da visibilidade dos vinhos do sul. Esta região detém mais de 50% do mercado nacional, dos quais 45% pertencem à região alentejana

Os Vinhos do Alentejo são líderes no mercado dos vinhos certificados portugueses. Segundo dados divulgados pela AC Nielsen, registaram entre Agosto de 2008 e Julho de 2009, uma quota de mercado consolidada (retalho, incluindo LIDL e restauração) de 44,5% em valor e de 41,2% em volume.

A produção vitivinícola alentejana tem registado um forte aumento nos últimos anos. O Alentejo tem neste momento cerca de 300 produtores de vinho, contra apenas 45 em 1995. Nesse mesmo ano, contava com uma extensão de vinha de 13.500 hectares, número que actualmente é superior a 22 mil hectares, no que toca a vinhos DOC Alentejo e Regional Alentejano. Na campanha de 2007/2008, o Alentejo representou 15,31% da produção nacional de vinho.

Fonte: CVRA.

Sem comentários: