sábado, 7 de março de 2009

Risotto com Boletos e Aroma de Trufas

Preparação: 30m, Cozedura: 45m, Fácil, 4 Pessoas

Para esta receita é preciso:

200gr de arroz italiano (Arborio)
300gr de boletos
2 beringelas médias
80gr de cebola roxa picada
30gr de trufas da Provença
50ml de sumo de trufas
Folhas de manjericão
Manteiga s/ Sal
Queijo parmesão (ralado no momento)
150ml Vinho Barolo
1 ramo de tomilho
Azeite extra virgem
Sal e pimento

(utilize sempre produtos frescos)

Corte as duas beringelas aos cubos, e deite-as para dentro de um tacho, junte 800ml de água, 30ml do Vinho Barolo, 40gr de cebola picada, 1 ramo de tomilho, sal e pimenta e deixe cozer durante 25m. Reserve o caldo num recipiente e as beringelas noutro.

Leve o arroz a alourar em azeite, juntamente com 40gr de cebola picada, sal e pimenta, adicione as trufas (cortadas em pequenos cubos sem esmagar) e deixe refogar.

Regue o arroz com o vinho até evaporar. Deixe cozer durante +/- 18m juntando gradualmente uma concha do caldo das beringelas, e vá mexendo sempre (não deixe o arroz colar ou queimar – atenção a 100% a este detalhe). Assim que o arroz estiver quase no ponto (vá provando) junte o suco das trufas.

(Ao mesmo tempo que prepara o risotto) Lave muito bem os boletos e corte em fatias uniformes, leve a alourar com azeite. Junte as folhas de manjericão, as beringelas (cozidas e reservadas) e frite em azeite com o lume muito forte, deixando alourar um pouco.

Num prato fundo cubra com o risotto e guarneça com os boletos, beringelas e as folhas de manjericão. Junte um pouco de manteiga e parmesão (a gosto) para engrossar o molho e está pronto a servir.

Atenção o risotto e os cogumelos devem estar prontos ao mesmo tempo, sendo essencial coordenar o final das duas confecções.

Boa sorte e bom gourmet

Sem comentários: