quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Gaspacho de Tomate

Preparação: 20m, Cozedura: 2h, Fácil, 4 Pessoas

Para esta receita é preciso:
9 Tomates, 1 pepino, 1 molho de aipo
1 Courgette, 1 pimento encarnado, 1/2 pimento verde
1 Chalota, 1 gema de ovo
60g de tapenade de azeitonas pretas
300g de queijo fresco de ovelha
30ml de natas espessas, 30ml de azeite
Tabasco, 4 folhas de manjericão
Cebolinho fresco picado, cerefólio
Sal, pimento e gelo
(utilize sempre produtos frescos)

Misturar o azeite com uma metade de pimento encarnado cortado em cubos, a chalota picada, e a gema de ovo. Adicionar à pasta cinco tomates cortados aos bocados. Temperar sal, pimenta e tabasco. Passar num triturador com cubos de gelo até ficar tudo ligado e depois deixar repousar duas horas no frigorífico.

Picar o resto do pimento encarnado, o pepino, o pimento verde, a courgette, o aipo e um tomate (tirar a pele e as grainhas). Escaldar ligeiramente o pimento, a courgette e o aipo. Tirar a pele a quatro tomates, cortar a parte de cima de forma a obter uma tampa, retirar a polpa e levar a assar no forno.

Deixar escorrer o queijo fresco e misturar com as natas espessas, de maneira a obter uma pasta cremosa e espessa. Adicionar sal, pimenta e o cebolinho picado. Deitar 4/5 para uma tigela, adicionar a tapenade e mexer até ficar um creme liso.

Misturar bem os legumes cortados em quadrados. Temperar com sal, pimenta e manjericão picado, rechear os tomates do ponto 2 com os legumes. Servir em pratos de sopa, com os tomates no centro do prato, regar com o gaspacho. Decorar os tomates com uma folha de manjericão e adicionar uma linha de azeite ao creme.

Boa sorte e bom gourmet

Sem comentários: